sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Switched Multimegabit Data Services (SMDS)

O SMDS é uma boa opção para podermos ligar vários locais numa área geográfica relativamente pequena, ao contrário do ISDN, porque em vez de usar uma ligação point-to-point (ponto-a-ponto), usa uma "nuvem" Wan que permite que qualquer cliente SMDS estabeleça uma ligação com qualquer outro cliente SMDS.
O SMDS tem algumas vantagens em relação ao ISDN, como por exemplo o facto de ser muito mais rápida, podendo atingir os 1,7Mbps enquanto que o ISDN pode atingir os 512Kbps. Não necessita de marcação telefónica para estabelecer a ligação pois está permanentemente ligado. É fácil acrescentar outros locais geográficos á nossa rede.
Em cada ponto de uma rede SMDS é necessário ter um hardware denominado por SMDSU (CSU/DSU configurado para SMDS) e um router configurado para SMDS. Estas unidades são ligadas a uma linha de alta velocidade que liga à "nuvem" SMDS.


Uma nuvém WAN é um espaço entre os locais servidos por uma companhia telefónica, e usa uma tecnologia em malha.
CSU/DSU (Channel Service Unit/Data Service Unit) são dois dispositivos utilizados para ligar um LAN a uma linha digital do tipo T1. A linha é ligada ao CSU, o qual é também usado para executar diagonósticos e testes remotos. O DSU faz a transmissão do sinal atravês do CSU, pode também fazer de buffer e controlar o fluxo de dados.

Sem comentários: