segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Digital Subscriver Line (DSL)

DSL é uma tecnologia que permite altas taxas de transferência de dados através de linhas telefónicas de cobre, utilizando para isso um espectro de frequências mais elevado que o utilizado para voz, ou seja, enquanto que para a transmissão de voz se usa uma gama de frequências que vai dos 0 aos 4 KHz, os dados tem um espectro muito mais alargado, dos 4 KHz aos 2 MHz. Uma das grandes vantagens do DSL, é podermos utilizar a mesma linha para transmissão de dados e voz em simultâneo.
Existem seis tipos de DSL, ADSL, SDSL, VDSL, ISDL, RDSL, VoDSL.
ADSL (Asymmetric DSL) este é tipo de DSL mais conhecido, é disignado por Asymmetric devido ao facto de a sua taxa de transmissão (upstream) e a sua taxa de recepção (downstream) não serem iguais. As velocidades de download variam entre 384 Kbps e os 6 Mbps, enquanto que as taxas de upload são mais baixas, pois variam entre os 128 Kbps e os 768 Kbps, no entanto as velocidades variam conforme os fornecedores de serviço. Outra característica do ADSL é a distância máxima até ao posto distribuidor da companhia telefónica, pois não deverá ultrapassar os 5 km.
SDSL (Symmetric DSL) é normalmente oferecido como um produto empresarial, as suas velocidades de upstream e downstream são iguias, até cerca de 3 Mbps. O SDSL é uma boa opção para a ligação de servidores, mas tem custos muito mais elevados que o ADSL e pode não ser disponibilizado em muitas zonas geográficas. A distância máxima vai até cerca de 6,5 Km e não nos possibilita a existência de linha de voz em simultâneo.
VDSL (Very Hight bit-rate DSL) é um serviço muito veloz até 52 Mbps de downstream e 16 Mbps de upstream, mas como desvantagem não podemso estar a mais de cerca de 1200 metros do posto distribuidor e também não podemos ter uma linha de voz em simultâneo.
ISDL (DSL em linhas ISDN) o seu upstream e o seu downstream é de 144 Kbps.
RDSL (Rate Adaptive DSL) tem como característica o facto de o modem variar a velocidade de acordo com a distância e a qualidade da ligação.
VoDSL (Voice over DSL) é próprio para as aplicações telefónicas.

Sem comentários: