sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Frame Relay

O frame relay é um protocolo de WAN que permite transmitir pacotes de tamanho variável. O frame relay foi desenhado para transmitir mais dados do que os que a largura de banda da ligação pode acomodar.
O frame relay, é um modo de transferência de dados de banda larga e dispositivos de comutação de alta velocidade. O frame relay envolve um empacotamento de dados em "envelopes" numa estação emissora, o envio desses envelopes por uma rede e a recomposição dos dados na estação receptora.
O frame relay usa PVCs circuitos virtuais permanentes, que permitem circuitos de comunicação virtuais entre o emissor e o receptor. Isto assegura que todos os dados que entram num dos lados da nuvem frame relay saem do outro lado através de uma ligação similar.
O frame relay foi desenhado para ser um método de acesso a uma WAN rápido e barato, tendo as seguintes características:
- Usa multiplexagem estatística para fornecer largura de banda aos locais de ligação, isto é, baseada no tráfego, fornece a largura de banda que é necesária no momento.
- Não utiliza checksum para controlo de erros, o que se traduz numa ligação mais rápida.
- Opcionalmente pode ter fluxo de controlo ou verificação de erros nas unidades finais de modo a aumentar a confiança em ligações mais sobrecarregadas.

Sem comentários: