segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Cabo Coaxial

Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em Barramento (Bus). Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. É um cabo pesado, é de difícil instalação e necessita de terminais e conectores caros.Este cabo tem uma boa resistência ao ruído e ao crosstalk, utiliza conectores BNC para ligar estações ao cabo e utiliza várias especificações as mais conhecidas são: Thin Ethernet, Thinnet e RG-58.Existe dois tipos de cabo coaxial que são: cabo coaxial fino (10Base2) e cabo coaxial grosso (10Base5).

Segmento da rede pode ter, no máximo, 185 metros e 30 nós
Segmento da rede pode ter, no máximo, 500 metros e 100 nós
O Cabo Coaxial é constituído por um condutor central, em cobre, revestido por um isolamento plástico e uma malha metálica, tudo isto envolto num isolamento plástico.

1- Capa Plástica Protectora
2- Malha Metálica
3- Camada Condutora
4- Fio de Cobre
Na imagem seguinte podemos ver um conector BNC um conector “T” e um terminado

O conector BNC é constituído por um corpo central onde se liga o fio de cobre interno do cabo coaxial e esse corpo interno, é envolto por uma segunda camada metálica onde é ligada a malha do cabo.O processo de ligação nos computadores é feito da seguinte maneira: cada computador tem uma placa de rede com um conector BNC fêmea, e nessa ficha colocamos um conector “T” ou “Y”, ao qual ligamos os segmentos de cabo de modo a criar a rede, como podemos ver na seguinte imagem.


No cabo coaxial o sinal atravessa o cabo de uma ponta à outra, quando o sinal chega ao final do cabo, volta de novo para trás, criam do assim um “eco”, o que provoca uma má comunicação na rede. Assim para que isto não aconteça é necessário colocar um terminador em cada extremidade do cabo.























1 comentário: