sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Switch

Tal como um hub, o switch liga vários segmentos de uma rede, mas o switch é mais “inteligente” porque, enquanto o hub transmite a informação para todas as suas portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação directa entre a estação emissora e a estação receptora, isto através da análise da camada Ligação de Dados que possui o endereço MAC da placa de rede do computador destinatário.


































Uma das vantagens do switch é permitirem que, em redes, onde são misturadas placas 10/100, as comunicações possam ser feitas na velocidade das placas envolvidas, ou seja, quando duas placas de 100Mbits trocarem informação, a comunicação será feita a 100Mbits, mas se uma placa de 10Mbits comunicar com uma placa de 100Mbits a comunicação será feita a 10Mbits.
De maneira geral a função do switch é muito parecida com a de uma bridge, com a excepção de que um swtich tem mais portas e um melhor desempenho. Usando switches ou bridges todos os segmentos interligados continuam a fazer parte da mesma rede. As vantagens são apenas a melhoria no desempenho e a possibilidade de adicionar mais computadores do que seria possível unindo os hubs directamente.



















Existem duas arquitecturas básicas de Switches que são: cut-through e store-and-forward.A diferença entre elas é que, a arquitectura cut-through apenas examina o endereço de destino antes de reenviar o pacote, enquanto que a arquitectura store-and-forward aceita e analisa o pacote inteiro antes de o reenviar, este método permite detectar alguns erros, evitando a sua propagação na rede. Mas hoje em dia já existe switches que usam ambas as arquitecturas que se chamam Switches híbridos. Também já existe switches que assumem tarefas da camada 3 e passam a realizar trabalhos de routers.

Sem comentários: