segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Cabo Par Trançado

O cabo de par trançado consiste em vários fios de cobre isolados e entrançados aos pares, e por sua vez, esses pares trançados são cobertos por um isolamento. Existe dois tipos de cabos de par trançado, STP (ShieldedTwistedPair) e UTP (UnshieldedTwistedPair), a principal diferença entre eles é que, o cabo STP contém blindagem, o que proporciona uma melhor transmissão de dados, enquanto que o cabo UTP não a tem. Ambos usam conectores RJ-45, e têm uma resistência de 100 Ohms.
O cabo STP é mais resistente a interferências do que o cabo UTP, porque para além de ter os cabos trançados utilizam também uma blindagem (metálica), sendo mais adequados para ambientes com fortes fontes de interferências, com por exemplo grandes motores eléctricos e estações de rádio que estejam muito próximas.
Quando os cabos, que transportam sinais eléctricos estão demasiado perto uns dos outros, provocam interferências electromagnéticas, assim o cabo UTP utiliza pares entrelaçados para minimizar estas interferências e também para minimizar o ruído (interferências exteriores).
Este tipo de cabo divide-se em várias categorias, que vão desde a categoria 1 até à categoria 6, sendo a mais utilizada a categoria 5, ou Cat 5 como é mais vulgarmente conhecida. O cabo UTP Cat 5 está desenhado para suportar velocidades de transmissão até 100 Mbps, enquanto que o cabo UTP Cat 6 foi desenhado para velocidades até 1Gbps. No entanto, estas velocidades podem ser ultrapassadas.
Existem dois tipos de ligações que podemos efectuar com o cabo de par trançado: o straight e o Crossover. O Straight cable (cabo directo), serve para ligar computadores aos concentradores da rede, como por exemplo hubs, switches, routers. O cabo Crossover serve para ligar computadores sem um nó central, ou seja, se tiver dois computadores em casa, não necessita de um concentrador para ligar os dois e rede, pois um cabo Crossover resolve o problema. Mesmo com três computadores é possível ligá-los com este tipo de cabo, mas obriga a que um dos computadores tenha duas placas de rede.


Nesta imagem podemos ver, dois computadores, cada um com uma placa de rede, ligados atravês de um cabo Crossover.


Como vemos nesta imagem, para termos três computadores liagdos por cabos Crossover, o computador 2 vair ter duas placas de rede para poder ligar a cada um dos outros computadores.
Vantagens do cabo UTP
- Cabo leve, fino, de baixo valor por metro e de conectores pouco dispendiosos.
- Numa cablagem estruturada para o cabo UTP, quando há mal contacto ou o cabo é interrompido, apenas um computador deixa de funcionar, enquanto que o resto da rede continua a funcionar normalmente.
- Permite taxas de transmissão na ordem dos 155 Mbits/s por par.
- Alcança velocidades de 155 Mbits/s a 622 Mbits/s usando ATM ou Fast Ethernet.
Construção do Cabo UTP
Primeiro é necessário retirar um pedaço da capa protectora em cada uma das extremidades do cabo, em seguida é necessário tirar as tranças dos cabos e em seguida "arrumá-los" na ordem correcta de acordo com o tipo de cabo que pretende-mos construir. Existe uma sequência standard para evitar que haja uma enorme variedade de sequências de cores nos cabos, o que tornava a administração da cablagem num trabalho exaustivo.

Sem comentários: