segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Router

O Router é um dispositivo que liga vários segmentos normalmente diferentes, de uma rede, numa unica internetwork. O router, pode tomar decisões inteligentes de como fazer chegar os dados ao seu destino, baseando-se nas informações que ele obtém da própria rede. Eles podem trabalhar numa grande variedade de linhas, incluindo linhas dedicadas ou até linhas ISDN.

O Router analisa um pacote de dados de modo a ler os endereços NetBios, IPX ou TCP/IP. Compara estes endereços com as suas tabelas internas, para determinar a melhor maeira de fazer chegar o pacote ao próximo Router. Ele retira então a camada externa do pacote de dados e envia-o para o endereço de destino com uma nova camada.
Os routers ao contrário das Bridges, podem ser utilizados para ligar redes que utilizam protocolos diferentes como por exemplo: Token-Ring ou Ethernet. Eles trabalham com protocolos de roteamento, que são protocolos de manutenção e administração das rotas de endereços de uma rede, fazem um mapeamento que pode usar diversos algoritmos, como o distance vector ou o link state.
No distance vector, a informação é difundida por todos os Routers da rede, e é mantida apenas uma tabela de roteamento com a informação necessária para alcançar o próximo Router na rede. Neste caso os Routers trocam constantemente informações entre si sobre o estado das suas tabelas.
No link state é gerado um mapa lógico de toda a rede. Para isso,os Routers enviam entre si pacotes que contêm informações que lhes permitem conhecer exactamente a situação de um outro Router. A informação é actualizada somente quando ocorre uma mudança na rota ou no serviço.
Os Routers também podem ser usados para segmentar redes, de modo a reduzir o tráfego nos segmentos, assim o número de colisões irá ser reduzido, e a rede terá um melhor desempenho.

Sem comentários: