segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Regras de uma Rede

Quando pertendemos ligar equipamento de rede, existe algumas regras que devemos ter em consideração, e isso aplica-se ao seguinte:
- O número de hubs que podemos ligar entre si;
- O comprimento de cabo utilizado;
- O tipo de cablagem que é utilizada.
Se precisarmos de ligar mais utlizadores á nossa rede, podemos simplesmente acrescentar um hub ou um switch, e passamos a ter mais portas disponíveis. Os hubs passam toda a informação que recebem, logo se a nossa rede tiver muitos hubs interligados entre si provoca um enorme tráfego na rede, provocando assim colisões.
Existe assim um número máximo de hubs que podemos interligar. Na imagem abaixo podemos ver que a comunicação entre duas workstations se faz através de cinco hubs, ou seja, temos cinco saltos de repetidor, repeater hops. Numa rede Ethernet 10 BASE-T, isto é uma configuração ilegal e a rede não ia funcionar bem, pois o número máximo de repeater hops é de quarto.

Para resolver este problema podemos acrescentar um switch entre o segundo e o terceiro hub. Como os switches funcionam de modo diferente dos hubs, ele divide a rede em duas secções distintas. Ao fazermos isso passamos a ter dois repeater hops entre a wokstation A e o switch, e dois repeater hops entre o switch e a workstation Z. O que possibilita que a rede funcione na perfeição.


Para evitarmos problemas de comunicação na rede devemos usar os tipos adequados de cabos e respeitar os respectivos comprimentos máximos.
No caso das topologias do tipo star, os comprimetos máximos entre uma workstation e o concentrador não deve ultrapassar os 100m. Quando pertendermos ligar dois dispositivos fast Ethernet, a dois concentradores, a distância entre eles não deve ultrapassar os cinco metros de modo a que não exceda o comprimento total entre dois postos que é de 205m, como podemos ver na imagem abaixo.
Para que a nossa rede funcione o melhor possível devemos usar cabo de par entrançado com a especificação de categoria 5, assim como o restante material que usarmos na instalação, ou seja, tomadas, cabos de ligação, etc.

Sem comentários: