sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Rede Wan

Por razões técnicas e económicas, as LANs não são adequadas para comunicações a longas distâncias, por isso foram criadas as WANs.

Uma Wan é uma rede de acesso remoto que liga computadores locais a grandes distâncias, no entanto, aquilo que nós definimos como grande distância pode variar imenso, podemos estar a falar da rua ao lado como de um país do outro lado do mundo.
Como o crescimento das empresas levou à dispersão das suas instalações por locais geográficos distantes, muitos dos seus recursos podem ficar perdidos, devido à dispersão geográficas. No entanto essas companhias exploraram os benefícios das redes WAN.
As WANs oferecem várias vantagens para quem tirar partido delas.
- Flexibilidade de localização permite a dispersão dos utilizadores fazendo com que apesar de não trabalharem no mesmo espaço físico possam partilhar os mesmos dados e recursos.
- A comunicação entre utilizadores pode ser incrementada e melhorada atravês do uso do e-mail e da partilha de ficheiros.
- É possível ter um sistema de backup centralizado para toda a empresa.
- Permite que as empresas centralizem o armazenamento de ficheiros num só local geográfico, facilitando o acesso de todos aos dados uns dos outros.







Sem comentários: