sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Rede Lan

Uma "Local Area Network" liga vários computadores numa área relativamente pequena, como um edifício, um escritório ou até um campus universitário.
Para uma administração mais fácil e eficiente de uma rede LAN, é necessário subdividi-la em pequenas áreas lógicas chamadas de Grupos de Trabalho ou Workgroups. Um grupo de trabalho é um conjunto de computadores que partilham os mesmos dados numa rede. Como exemplos de grupos de trabalho podemos ter o departamento de contabilidade de uma empresa, que pode ser diferente do departamento de produção dessa mesma empresa, e no entanto, partilham os mesmos recursos como a base de dados da empresa.
Ao layout de uma empresa, ou seja o seu esquema físico, chama-se topologia de rede. Á três topologias de rede que são as mais usadas: • Topologia em Star • Topologia em Bus • Topologia em Anel
Todas estas topologias têm as suas vantagens e desvantagens. Actualmente a maioria des redes são desenhadas para usarem a topologia de estrela, mas ainda é possível encontrar redes que usam as duas outras topologias.Independentemente das topologias utilizadas, todas as redes têm a necessidade que todos os computadores partilharem o mesmo canal de comunicação existente entre eles, esse canal é o meio físico, que pode assumir três formas possíveis: • Cabo de cobre • Fibra óptica • Redes Wireless (No caso das redes wireless podemos usar Radiofrequência ou Infravermelhos, o mais usado é Radiofrequência, já que, os Infravermelhos têm muias desvantagens)
As regras utilizadas para coordenar os acessos ao meio de comunicação são chamadas de Media Access Control, e é através delas, que é regulado o modo como cada máquina acede ao canal físico, de modo a que não haja colisões de dados. Quando isto acontece essas regras determinam o método de resolver esse conflito de modo a que a comunicação não se perca.

Sem comentários: