sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Ligação X.25

O X.25 é idêntico ao frame relay, sendo usado em locais onde a fiabilidade das linhas não é das melhores, ou seja, o X.25 é um frame relay com correcção de erros. Não é tão usado como o frame relay porque não é tão rápido (usa velocidades entre os 64 e os 256Kbps), mas em compensação é bastante mais fiável.










A ligação X.25 funciona a três níveis do modelo OSI:
- Camada Física- Para que os dados sejam transmitidos o X.25 usa uma ligação série RS-232, o computador é ligado a um router próprio para X.25, isto é, terá de ter uma porta RS-232. Esta camada é responsável por fazer com que o transmissor e o receptor consigam comunicar um com o outro.
- Camada de Ligação- A camada de ligação define como é que os dados do emissor são colocados num "envelope", ou frame, em particular, para serem enviados. Os frames não são sempre iguais, dado que as necessidades de dados do utilizador e a gestão dos mesmos varia, mas podemos ver os elementos básicos na tabela seguinte.



FLAG ENDEREÇO FCI DADOS CRC FLAG


Elementos básicos de um frame de dados X.25




Como podemos ver nesta tabela, um frame de dados X.25, além dos dados, contém a informação do enderço e verificação de erros. As flags marcam o inicio e o fim do frame. O endereço indica qual o destino do frame. A informação de controlo de erros está armazenada em duas partes do frame: uma contém a função para o destinatário executar e a outra a solução da função.
O controlo de erros depende desses dois campos. se o destinatário recebe um resultado igual ao do campo de controlo de erro, então ele envia uma mensagem ACK(acknowledge) para confirmar que a mensagem chegou inteira. Se pelo contrário, a função não é correcta, assume-se que os dados também não são correctos, e assim sendo o receptor pede ao emissor que lhe reenvie os dados, enviado-lhe uma mensagem NAK.
Outra das funções do nível de ligação é assegurar-se que o receptornão recebe mais dados do que aqueles que ele pode tratar num determindado momento, para isso usa uma técnica de flow control. Esta camada é também responsável pela monitorização da ligação, ou seja, se algo perturbar ou corte a ligação na camada física, a camada de ligação tem de registar o estado da ligação e enviar os dados em falta assim que a ligação seja restaurada.
- Camada de Rede- Esta camada do X.25 é responsável pelos detalhes de como os dados chegam do emissor e ao receptor, para isso tem de executar as seguintes tarefas:
- Estabelecer a ligação entre o emissor e o receptor.
- Endereçar e encaminhar os pacotes.
- Controlar o fluxo de dados de modo a que os mesmos não se percam.
- Recuperar de qualquer falha da camada de ligação-
- Fornecer informações de diagonóstico acerca do estado da ligação.
Assim que a ligação entre o emissor e o receptor estiver estabelecida, esta camada faz com que os dados cheguem ao destino. É estabelecida uma ligação virtual entre os dois pontos, a partir daí ela pode escolher qual o melhor caminho para enviar os dados. Quando a transmissão chega ao fim ela envia uma mensagem final ao transmissor e fecha a ligação.

Sem comentários: