sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Backbone

Quando temos uma rede muito complexa, como por exemplo uma empresa, necessitamos de um modo inteligente de identificar que parte da rede é que queremos. Para isso geralmente, "parte-se" a rede em segmentos, que podem ser topologias de rede diferentes, embora que a comunicação possa ser feita como de uma única rede se trata-se.
Um Backbone é a parte da rede à qual todos os segmentos e servidores se ligam. Ele providencia a estrutura para a rede e é considerado a parte principal da rede, normalmente usa ligações de alta velocidade como o FDDI. Todos os segmentos e servidores se ligam directamente ao Backbone de modo a que qualquer segmento esteja somente à distância de um segmento dos servidores daquele Backbone. Dado que os segmentos estão muito próximos dos servidores, isso torna a rede muito mais eficiente.
Um segmento é o termo geral para qualquer secção da rede que não faça parte do Backbone, somente os servidores se ligam directamente ao Backbone todos os outros computadores estão ligados a um servidor.

Sem comentários: