sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bridge

A Bridge é um dispositivo capaz de dividir uma rede em sub-redes com o objectivo de reduzir o tráfego e/ou permitir juntar duas redes de modo a formar um só rede lógica, o seu funcionamento é parecido com o dos switches.
A principal função da Bridge é manter o tráfego separado em ambos os lados da rede.













Funcionamento da Bridge:
Podemos ter duas redes distintas interligadas por um Bridge.
A Bridge ficara entre as duas, a “escutar” qualquer transmissão de dados que seja feita em qualquer uma das redes. Se um PC da rede A quiser comunicar com outro PC da rede A, a Bridge ao ler os endereços do remetente e do destinatário no pacote, perceberá que o pacote se destina ao mesmo segmento da rede e assim ignorará a transmissão, deixando que ela chegue ao destinatário através dos meios normais. Mas se um PC da rede A quiser comunicar com um PC do segmento B, a Bridge detectará, ao ler o pacote, que o endereço de destino pertence ao outro segmento, e encaminhará o pacote.
Existe ainda bridges bastante simples que não distinguem se um pacote se destina ao outro segmento, apenas encaminham tudo, aumentado assim o tráfego na rede. Estas Bridges são chamadas de Bridges de encaminhamento e servem apenas para interligar redes diferentes.A função de uma Bridge pode ser feita por um PC com duas placas de rede.

1 comentário:

Deividson Ricardo disse...

Oi Ana! No final do seu texto você cita como exemplo de bridge duas redes diferentes conectadas a um computador e trocando informações entre si. Na verdade o cenário ilustrado por você se refere ao conceito de gateway e não bridge.
Visto que um dispositivo Bridge apenas divide ou segmenta a rede local em duas partes A e B. Com o objetivo de diminuir colisões de pacotes entre as estações da lan.
Logo, o seu exemplo, numa análise mais profunda, mostra um equipamento eletrônico sendo o intermediador de comunicação entre duas redes totalmente diferentes no quesito físico. Ou seja , tal equipamento é denominado gateway. Enquanto, bridge apenas divide a rede local em duas partes, só isso.

Boa noite!