segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Fibra Óptica

A Fibra Óptca é o tipo de cabo mais moderno e recente que existe até aos dias de hoje. Enquanto que no cabo coaxial e no cabo de par trançado, a transmissão é feita através de sinais eléctricos, no cabo de fibra óptica a transmissão é feita atravês de sinais de luz, e por isso é totalmente imune a qualquer tipo de interferências electromagnéticas. Além disso, como os cabos são feitos de plástico e fibra de vidro, são resistentes à corrosão.
A distância permitida pela fibra também é bem superior: os cabos usados em redes permitem segmentos até 1 Km, enquanto que alguns tipos de cabos especiais podem conservar o sinal até 5 Km (é possível obter distâncias maiores se se usar repetidores). A fibra óptica foi testada até aos 350 biliões de bits por segundo, numa distância de 100 Km. Taxas teóricas de 200 a 500 triliões de bits por segundo são alcançáveis, outra vantagem da fibra óptica, é que não soltam faíscas, sendo assim muito mais seguros em ambientes onde existe perigoo de incêndio ou explosões. o sinal transmitido através dos cabos de fibra é mais difícil de interceptar, sendo os cabos mais seguros para transmissões sigilosas.
As desvantagens da fibra residem no alto custo, tanto dos cabos como das placas de rede e intalação, que é mais complicada e exige mais material. por isso normalmente se usa cabos de par trançado ou coaxiais para fazer a ligação local dos computadores e um cabo de fibra óptica para servir como backbone, unido duas ou mais redes ou mesmo unindo segmentos da mesma rede que esteja distantes.


O cabo de fibra óptica é constituido por um núcleo muito fino de vidro, ou mesmo de um tipo especial de plástico. Uma nova cobertura de fibra de vidro, bem mais grossa envolve e protege o núcleo. Em seguida temos uma camada de plástico protector chamada de cladding, uma nova camada de isolamento e por fim uma capa de plástico externa.


A luz ser transmitida pelo cabo é gerada por um LED, ou díodo emissor de luz. Chegando ao destino, o sinal luminoso é descodificado em sinais digitais por um segundo circuito chamado de foto-díodo. O conjunto dos dois circuitos é chamado de CODEC (codificador/descodificador).
Existem dois tipos de cabos de fibra óptica, chamados de cabos monomodo e multimodo. Enquanto que o cabo monomodo trasmite apenas um sinal de luz, os cabos multimodo contêm vários sinais que se movem dentro do cabo.




Como podemos ver na imagem acima, nos cabos multimodo, o sinal viaja batendo continuamente nas parede do cabo, tornando-se mais lento e perdendo a intensidade mais rapidamente.



Já os cabos monomodo têm uma transmissão mais rápida do que os cabos multimodo, pois neles a luz viaja em linha recta, fazendo o caminho mais curto.
Ao contrário do que se costuma pensar, os cabos de fibra óptica são bastante flexíveis. A velocidade de 155 Mbps, assim como as distâncias máximas dos cabos de fibra, referem-se às tecnologias disponíveis para o uso em pequenas redes, cujas placas e outros componentes podem ser facilmente encontrados. Aliás, a velocidade de transmissão nas fibras ópticas vem evoluindo bem mais rápido que os processadores, ou outros componentes.

Sem comentários: