domingo, 7 de setembro de 2008

Transmissões

Difusão (broadcast) um dispositivo emite para um conjunto de dispositivos receptores, seja através do espaço (como acontece na radiodifusão), seja através de um cabo (como acontece em grande parte das redes locais de computadores).

Ponto - a - ponto - as mensagens são transmitidas de um ponto (emissor) para outro ponto (receptor). Estas comunicações podem ocorrer de forma sequencial entre computadores ligados em rede. Nestes casos, o primeiro receptor de uma mensagem pode não ser o seu destinatário, mas apenas um ponto de passagem da mensagem; então, esta terá de ser reenviada para o próximo nó da rede, no sentido do seu destinatário final. Esta forma de comunicação verifica-se em muitas redes de computadores, sobretudo nas WAN, como é o caso da Internet.

Baseband ou banda- base- é uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.

Síncrona- é quando, no dispositivo receptor, é activado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Esse mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido.

Assíncrona- quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma inclinação do inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.

Sem comentários: