A topologia em anel consiste em ligações ponto a ponto entre pares de dispositivos que, no seu conjunto, formam um circuito fechado.
A informação é transmitida através do anel sob a forma de um pacote de dados que são enviados rotativamente segundo uma direcção predefinida. Estes pacotes contém a informação sobre o remetente e o destinatário, para além da informação propriamente dita. Cada estação inclui um dispositivo de recepção e de transmissão, o que lhe permite receber o sinal e passá-lo á estação seguinte, no caso de a informação não lhe for destinada.
Quando um computador na rede quer comunicar tem primeiro de requisitar o token, que é um licença para os computadores comunicarem entre si, e só depois é que pode transmitir a informação.
Existem outros dispositivos de comunicação designados por MAUS (Multi Access Unit), que permite a sub-divisão da rede.
Este modo de aceder ao meio, permite que haja menos colisões na rede, proporcionado assim, um maior aproveitamento do meio de comunicação.
Graças a este modo de acesso ao meio, a fiabilidade da rede é assegurada, pois cada vez que o pacote é transmitido entre dois dispositivos o sinal é regenerado.
Vantagens:
• É necessário pequeno comprimento de cabo.
• Não são necessários armários de distribuição de cabos, dado que as ligações são efectuadas em cada um dos nós.
Desvantagens:
• Quando um nó falha toda a rede falha.
• Dificuldade em configurar a rede.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário